Sobre

Em 2014, quando eu, o Ricardo Leal, o Vítor Rodrigues e a Leonor Pinto fazíamos o (defunto?) Podcast TVDependente, dávamos por nós a falar da 4ª temporada de Game of Thrones… Se não em todos os episódios, em bastantes. Vai daí, acreditei que poderia haver espaço para um talkshow sobre a série, um pouco à semelhança do que o Chris Hardwick fez lá fora com Talking Bad (que dava a seguir a Breaking Bad) ou Talking Dead (para The Walking Dead) e que é feito por vários sites norte-americanos de notícias de entretenimento, ou até por fãs mais dedicados, em podcasts dedicados especificamente às mais variadas séries. A ideia seria também juntar fãs portugueses que fossem (de algum modo) famosos – sem hipocrisias, interessava chegar a outras pessoas que nunca tinham ouvido falar do Podcast TVD e fazer chegar isto o mais perto possível das massas, sem nunca esquecer que estamos a falar com a audiência de nicho do nicho do nicho: ouvintes de podcasts portugueses/em português que fossem fãs de Game of Thrones.

Faltando espaço próprio para gravar, fez-se o pedido à Rádio Zero, instalada no Instituto Superior Técnico. A Rádio albergou (e alberga) a Cabeça, dando-lhe condições para receber convidados, gravar com níveis de som equilibrados, editar episódios sem medo que o computador crashe e partilhar experiências com outros criadores de outros programas daquele espaço. Acordámos que o programa teria meia-hora de duração para passar na emissão online da rádio, algo que nunca aconteceu (normalmente ultrapassavam-se os 40 minutos) e que forçava a alguns cortes para a versão rádio.

Após uma 1ª temporada de crescimento e uma 2ª temporada de enorme sucesso, pensei: “porque não acabar a temporada com uma viewing party antes da gravação do episódio?” Contactei um bar que acreditei ter um bom ambiente para o evento, os donos gostaram da ideia, a rádio tinha material disponível para exteriores. E assim aconteceu o primeiro episódio d’ A Cabeça do Ned ao vivo, evento promovido com pouca antecedência, mas que juntou alguns ouvintes do podcast na cave da Cervetoria, em Lisboa. Viu-se “The Winds of Winter” primeiro, assistiu-se à gravação do podcast depois.

A Cabeça do Ned regressa em 2017.